Por que métodos Ágeis são perfeitos para o e-commerce?

Estamos rodeados de novas tecnologias e tendências em todos os segmentos possíveis, que por sua vez nos ajudam a desenvolver soluções ainda mais modernas. A metodologia ágil (Manifesto ágil) é um desses desenvolvimentos, criado especialmente para sites, aplicativos e software de comércio eletrônico. Também funciona para interações individuais e em grupo através de ferramentas, software usando documentação relevante, negociação de contratos por meio de colaboração e resposta do cliente.

Sendo uma resposta à concorrência em constante mudança e às tendências dos clientes, usando a tecnologia mais recente. A metodologia ágil trabalha com uma mistura de PMEs comerciais e técnicas no comércio eletrônico para garantir uma funcionalidade eficaz e um ótimo desempenho geral.

E como o ágil funciona?

A metodologia ágil é usada para uma variedade de projetos. Atua com implementações de ERP e sistemas operacionais, mas é a melhor opção para sites de comércio eletrônico. Ela trabalha com o objetivo de promover automação e entrega rápida, coordenação entre desenvolvimento e operações e melhorar a qualidade do produto usando testes de controle de qualidade. 

A metodologia de um projeto de e-commerce através do método ágil, preocupa-se com o fluxo e o desempenho de todo o sistema de comércio eletrônico. Criando fluxos de valor dentro dos negócios usando desenvolvimento e operações. O próximo passo é lidar com o ciclo de feedback para aumentar a eficiência do produto e continuar a experimentação por meio de testes.

Vantagens da metodologia Agile

Tem sido amplamente dito que a metodologia ágil para comércio eletrônico é uma combinação perfeita, e há muitos exemplos para provar isso com os seguintes benefícios:

  • Maior velocidade
  • Observando o interesse do mercado
  • Melhor qualidade do produto
  • Flexibilidade
  • Menos riscos
  • Testes regulares e rigorosos
  • Clientes mais felizes

Vou explicar essas vantagens de uma maneira melhor

Maior velocidade

O Ágil promete uma velocidade muito maior do que os programas convencionais de desenvolvimento da Web. Devido à sua racionalização da produção bem planejada, mesmo em seus estágios iniciais. No entanto, não existe uma lista de recursos definida até a conclusão do projeto e, portanto, as agências são desaconselhadas a fornecer uma cotação fixa para determinadas entregas. Como cliente, você certamente obterá sua versão do produto digital com os principais recursos, com mais rapidez e eficiência.

Observando o interesse do mercado

Os profissionais de marketing podem gerar muito interesse em seus produtos, trazendo recursos não essenciais e observando se há uma demanda real por trás dele. Um exemplo interessante de desenvolvimento Web Ágil, é o Buffer, (que é um gerenciador de redes sociais) que começou com nada mais que uma página de destino do produto. Embora os detalhes de um plano de preços pagos tenham sido publicados, os desenvolvedores ainda não haviam construído o produto real. O conceito por trás dessa técnica aparentemente estranha era verificar se o público estava realmente interessado em seu produto.

Melhor qualidade do produto

O produto passa por verificações de qualidade regulares e rigorosas durante o progresso do desenvolvimento. A metodologia ágil usa ferramentas de teste automatizadas e conduz retrospectivas da Sprint para permitir que a equipe melhore a qualidade do produto e verifique se o software está desenvolvido adequadamente. O produto final é desenvolvido, integrado, testado e trabalhado para obter o melhor desempenho.

Flexibilidade

Ao contrário da metodologia Waterfall (método cascata que funciona em sequencia de etapas), que é difícil de trabalhar no ambiente rápido de hoje. O Ágil trabalha para projetos com requisitos e metas em constante mudança e se adapta a qualquer ambiente. Mesmo após o lançamento do produto, os profissionais de marketing podem continuar trabalhando com o produto de acordo com o feedback do usuário coletado. Por exemplo, o site de música digital Spotify (que eu ja mencionei em outro artigo) mantém sua linha competitiva com GIGANTES do comércio eletrônico, como a Amazon (que poderia acabar com eles em poucos segundos), por meio da metodologia Ágil.

Menos riscos

A metodologia ágil permite que os profissionais de marketing mantenham a transparência durante o desenvolvimento e a implementação de mudanças facilmente. Os produtos são desenvolvidos e integrados assim que o design inicial é bem-sucedido. Gerando receita por meio de vários projetos de autofinanciamento atendendo às especificações do cliente. Devido a essas medidas seguidas, os riscos de falha são consideravelmente reduzidos, o produto é lançado e entregue mais rapidamente e as análises dos clientes são feitas rapidamente. 

O segredo por trás dos riscos reduzidos é atribuir uma tarefa separada a cada departamento para trabalhar de forma autônoma. As diferentes etapas do desenvolvimento de um produto são tratadas desde a sua concepção até o desenvolvimento, a implantação e a análise final.

Testes regulares e rigorosos

Os exames de qualidade são essenciais para qualquer lançamento bem-sucedido de produtos. O produto é testado de todos os ângulos assim que é desenvolvido. O que permite que os profissionais de marketing resolvam os bugs nos estágios iniciais. É entregue após o teste e o sprint, buscando melhorias e desenvolvimento.

Clientes mais felizes

A chave para um desenvolvimento bem-sucedido do ágil no ecommerce e um cliente satisfeito, são produtos de alta qualidade, melhorias rápidas, demonstrações bem-sucedidas de produtos e entrega mais rápida.

Criar e desenvolver um site de comércio eletrônico pode ser bastante desafiador. Então por que não usar a metodologia Ágil para tornar as coisas mais fáceis e lucrativas para você?