Marketing e Tecnologia no Turismo (cada vez mais importante)

O turismo é uma das maiores indústrias do mundo, e essa indústria é extremamente competitiva. Isso significa que as empresas que operam no setor precisam encontrar maneiras de se destacar dos demais, se promover como a melhor opção para os turistas e destacar pontos que os tornam diferentes ou superiores. O marketing é essencial para conseguir isso e muitas das melhores dicas de marketing para turismo se concentram em ajudar as empresas a encontrar um ponto de venda exclusivo e promovê-lo. Obviamente, também é crucial que os profissionais de marketing acompanhem as tendências mais recentes, para que possam criar um mix de marketing diversificado e usar os melhores métodos para divulgar sua mensagem.

O objetivo do marketing no turismo é promover o negócio, destacá-lo frente aos concorrentes, atrair clientes, passageiros, hóspedes, e gerar reconhecimento de marca. Muitas estratégias modernas de marketing no turismo fazem uso da Internet, com sites, anúncios online, e-mail e plataformas de ecommerce, mídia social desempenhando um papel fundamental. Nesse contexto estão, por exemplo, hotéis e outras formas de acomodação, junto com companhias aéreas, serviços de aluguel de automóveis, restaurantes, locais de entretenimento, agentes de viagens e operadoras de turismo.

Acompanhar os novos desenvolvimentos no marketing turístico é crucial, mas também é essencial considerar o significado desses desenvolvimentos. Trazendo isso ao momento atual, precisamos recordar que o COVID19 causou uma perturbação significativa no turismo e exige que as companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros, restaurantes e outros negócios se adaptem de acordo e acompanhem as últimas tendências do turismo. Sendo assim, trago aqui 13 dicas e estratégias de marketing de turismo relacionadas à pandemia do coronavírus para você aplicar ao seu negócio.

1. Priorize a higiene e segurança e comunique isso!

A segurança do cliente sempre foi uma grande preocupação no turismo, mas as necessidades dos clientes nesta área evoluíram com o surgimento da COVID19. Em particular, há uma ênfase maior na higiene do que nunca e isso precisa ser refletido em seus esforços de marketing. Isso significa destacar as etapas que você executou para manter sua propriedade ou negócio protegido pelo COVID19. Seus clientes precisam estar convencidos de que estarão seguros, então você precisa enfatizar esses conceitos de higiene e segurança em seu site, no conteúdo de marketing, em redes sociais, em plataformas de terceiros e por meio da comunicação com o cliente.

2. Dedique-se ao lazer 

Outra tendência no turismo devido à COVID19 é o aumento dos esforços de marketing para o lazer. Com restrições a viagens internacionais e aglomerações em diversas partes do mundo, os eventos de negócios e corporativos foram fortemente impactados pela situação do COVID19. Embora viagens de lazer tenham sido afetadas, ainda existe vontade para as férias e fugir do stress, o que faz valer a pena apostar mais no mercado do lazer. 

Se sua empresa é voltada para clientes corporativos, considere maneiras de direcionar sua atenção para aqueles que provavelmente o visitarão por motivos de lazer, ainda que temporariamente. Você também pode concentrar os esforços de marketing em dados demográficos diferentes, como casais, grupos de amigos ou famílias com crianças pequenas. Dependendo da natureza do seu negócio, é possível considerar a criação de pacotes especiais para esses grupos.

3. Foco no local (esquece o internacional agora) 

Uma das principais formas pelas quais os envolvidos com a gestão do turismo estão se adaptando à pandemia é focar nos clientes da área local ou de regiões vizinhas. Isso ocorre porque as restrições de viagens em vigor e o receio geral em viajar internacionalmente tornaram os clientes locais um público-alvo mais seguro.

Que tal começar enfatizando as características de sua empresa que provavelmente atrairão os clientes locais, mostrando os seus diferenciais. Por exemplo, em vez de destacar aspectos como o clima e as atrações locais, que atraem principalmente visitantes, você pode se concentrar em suas instalações, sua capacidade de organizar eventos ou serviços de luxo, ou até mesmo pequenas reuniões e passeios. 

Hotéis, cafés e negócios semelhantes, é possível também pode apelar com base em fornecer aos locais um local para realizar trabalho remoto, e você pode fazer isso promovendo suas instalações relacionadas ao trabalho e seu wi-fi.

4. Passeios Virtuais

A pandemia forçou as empresas de turismo a fazer um uso mais inteligente da tecnologia e a realidade virtual é uma das áreas mais promissoras a serem exploradas. Isso pode permitir que clientes em potencial vivenciem um hotel, saguão de aeroporto, restaurante, atração local ou até mesmo certas atividades turísticas à distância, sem risco.

Hoje, os tours virtuais geralmente podem ser desfrutados por meio de qualquer navegador da web e visualizados em um computador, celular ou tablet. O Passeio e a diversão podem ser ainda aprimorados se houver som, e áudio disponíveis para curtir a experiência. Os passeios virtuais podem ser muito eficazes como um componente de marketing, pois permitem que os usuários tenham uma ideia do que esperar quando chegarem. Essa pode ser uma ferramenta valiosa durante o processo de reserva, quando os clientes tem dúvidas e um detalhe pode fazer toda a diferença.

Confere esse exemplo de vídeo guiado em Dubrovnik na Croácia https://www.youtube.com/watch?v=6oAUG7eRLQY

5. Pesquisa por Voz 

Desde que apareceu, a tecnologia de reconhecimento de voz abriu novos caminhos para os profissionais de marketing explorarem. Em particular,quem mais está usando são os hotéis, com cada vez mais, hubs inteligentes para oferecer recursos de pesquisa por voz nos quartos, fornecendo uma fonte mais conveniente de informações turísticas. Por outro lado, os agentes de viagens também estão facilitando a reserva inteiramente por controle de voz. Uma boa dica aqui é usar os princípios de SEO para focar nos resultados da pesquisa por voz em plataformas como o Google. Além disso, a pesquisa por voz pode ser usada para colocar os clientes em contato com um chatbot. (ahhh você ainda sabe o que é chatbot?)

Vídeo de uma reserva de um voo, hotel ou aluguel de carro pela Expedia através da Alexa da Amazon https://www.youtube.com/watch?v=rh0idXsxbT0

6. experiência e a satisfação através de chatbots

Sabe aquelas respostas automáticas no app ou site que direcionam uma conversa? Pois então, os chatbots são cada vez mais usados para fins de atendimento ao cliente, pois são capazes de responder aos clientes muito rapidamente,(ganhando muito tempo) mesmo quando os membros da equipe não estão disponíveis. Uma das melhores coisas sobre os chatbots é sua capacidade de reunir as informações que podem ser usadas por um representante de atendimento ao cliente humano se a intervenção também for necessária. Essa tecnologia também permite a comunicação em vários idiomas e o chatbot pode ser configurado para tentar a venda cruzada e up-selling, o que pode potencialmente ajudar você a aumentar a receita. Além disso, os chatbots também podem ser usados durante a fase de acompanhamento da jornada do cliente, a fim de coletar feedback.

7. Personalização (Quem não gosta de se sentir especial?)

Os clientes atuais querem ser tratados como indivíduos, simples assim, e é aí que entra o marketing de personalização. O princípio básico é tentar atingir as pessoas com mensagens mais relevantes para elas, que as atraiam individualmente. Isso pode significar, por exemplo, enviar um e-mail personalizado, mostrando um produto de que podem gostar. Para ser eficaz, a personalização exige que você capture dados do usuário e faça uso inteligente deles, geralmente por meio de cadastros, automação, CRM, etc. Esses dados podem ser reservas anteriores, hábitos de navegação na web ou atividades nas redes sociais.

8. Foco na experiência do cliente 

Na gestão do turismo, é importante ter em mente que a maioria dos clientes não está realmente pagando por produtos ou serviços; eles estão pagando por experiências. Com isso em mente, algumas das dicas mais úteis de marketing para o turismo enfatizam a importância de competir com base na experiência do cliente que você pode oferecer. Os hotéis podem fazer isso oferecendo controles de quarto inteligentes, enquanto as companhias aéreas podem competir com base em refeições e entretenimento. O truque é promover a experiência superior que você oferece e permitir que os clientes compartilhem suas experiências com outras pessoas. 

Vídeo: Fairmont Hotels – Experiência do Cliente https://www.youtube.com/watch?v=pZZESmNjba0

9. Crie uma estratégia de marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para o turismo por uma série de razões. Ele não só pode ser usado para chamar a atenção para o seu negócio, como também pode ajudar a posicioná-lo como um especialista confiável do setor. Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz pode usar técnicas de SEO para aumentar a visibilidade geral. 

O marketing de conteúdo é diversificado e inclui tudo, desde postagens em redes sociais, blogs e artigos da web a infográficos, e-books e vídeos, uma enormidade de coisas. A chave do sucesso é produzir conteúdo genuinamente útil e de alta qualidade. Pense na experiência que você tem para compartilhar, manter os clientes atualizados e compartilhar conhecimento sobre atrações, atividades e experiências.

10. Marketing de influência 

Os influenciadores das redes sociais são as novas celebridades que muitas pessoas admiram, portanto, toda empresa de turismo deve considerar o marketing de influência em sua estratégia de marketing. Esse tipo de estratégia envolve a parceria com pessoas ou empresas que têm um certo grau de influência sobre um determinado público, a fim de promover seus produtos ou serviços. Ele aproveita o poder da rede social e compartilha semelhanças com o marketing de endosso, pois as pessoas têm mais probabilidade de confiar na palavra desse influenciador. Um influenciador pode promover um restaurante postando fotos da refeição que fizeram lá ou promover um hotel compartilhando um vídeo de sua estadia. O marketing de influência também pode assumir outras formas, como postagens em blogs ou conteúdo escrito de mídia social.

11. Consumidor gera conteúdo, aproveite! 

Em termos de dicas econômicas de marketing para o turismo, pode ser benéfico encorajar a criação do máximo possível de conteúdo gerado pelo cliente. Conteúdo gerado por consumidores refere-se a qualquer conteúdo originado de usuários da Internet, e não do negócio de marketing, e inclui imagens, vídeos, postagens de blogs, comentários em mídias sociais e muito mais. Um estande de fotos digitais pode encorajar turistas a tirar fotos em sua localização, um lugar com o nome da sua empresa ou uma hashtag às fotos pode ser divulgado facilmente. Você também pode criar uma seção em seu site, ou rede social para que usuários carreguem seus próprios vídeos, enquanto você incentiva a discussão no blog de sua empresa e em plataformas de mídia social.

12. Não negligencie as avaliações

As viagens e o turismo hoje são extremamente influenciados pelas avaliações dos clientes. Afinal, é provável que os clientes leiam as avaliações antes de reservar um quarto de hotel, visitar um restaurante, contratar um serviço ou até mesmo decidir sobre um destino de viagem. Por esse motivo, os esforços de marketing também devem se concentrar no gerenciamento de avaliações, e há várias maneiras de fazer isso. Você pode solicitar avaliações dos hóspedes por e-mail, garantindo que haja bastante feedback e que a influência das avaliações negativas seja limitada. Você também pode se concentrar na atualização de perfis em plataformas de revisão. As tendências nas avaliações negativas devem ser identificadas rapidamente e as questões subjacentes devem ser tratadas para proteger sua reputação, ninguém gosta de aparecer no reclame aqui né! 

13. Invista em remarketing 

A última tendência do marketing no turismo é o remarketing, e ele não tem nada de novo. O remarketing envolve a segmentação daqueles que interagiram com sua empresa no passado, a fim de gerar negócios futuros. Pode ser extremamente econômico, porque você sabe que está alcançando pessoas que têm pelo menos algum interesse no que você está oferecendo. O remarketing pode ser realizado por meio de plataformas de redes sociais, Google Ads, etc. Outro grande benefício aqui é que o público pode ser facilmente direcionado com mensagens relevantes. Por exemplo, sua empresa pode mostrar a alguém um anúncio de um hotel que ela já viu, refrescar sua memória. Isso pode ser útil nos casos em que um cliente foi interrompido no meio da reserva, lembrando-o de continuar.

Concluindo

Depois de tantas mudanças que estamos vivendo, adotar as estratégias de marketing certas pode ser uma parte vital para maximizar ou garantir a receita, construir reconhecimento da marca e a reputação da sua empresa. No entanto, as empresas do setor de turismo também precisam estar muito atentas às mudanças de comportamento dos clientes devido ao COVID19. O objetivo deste artigo, não é apenas falar do turismo, mas também trazer as mais recentes dicas de marketing para o turismo para 2021, que você poderá usar para otimizar resultados e atingir seus objetivos de negócios.

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